Hoje, dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Nesse post, trazemos algumas mulheres que influenciaram a moda contemporânea.
1 – Coco Chanel
Apesar de polêmica em sua vida pessoal, Gabrielle Chanel é possivelmente a mulher que mais influenciou a moda contemporânea. Fundou a Chanel em 1910 e levou o estilo minimalista ao guarda-roupa das mulheres, em uma época que o vestuário feminino era extremamente ornamentado e complexo. O chamado “estilo Chanel” é presente na moda atual na forma de clássicos, como o slingback bicolor, o vestido preto e a estampa listrada.
2 – Audrey Hepburn
A eterna Bonequinha de Luxo, Audrey Hepburn não era apenas mais uma atriz de Hollywood. Ela influenciou a moda da década de 1960, transformando peças da época em clássicos. Em seu principal papel como Holly Golightly em Breakfast at Tiffany’s, Audrey mudou o conceito do nosso amado Little Black Dress (ou como conhecemos, o vestido preto básico). Feito pelo designer Hubert de Givenchy, a peça pouco conservadora para a época, mudou a visão sob o vestido preto, adicionando um ‘Q’ fashionista. Ela também foi responsável por popularizar a sapatilha, em 1957, quando usou um par em Funny Face.
3 – Miuccia Prada
A designer italiana Miuccia Prada é uma das mulheres mais influentes na moda atual. Após assumir a Maison em 1978, ela posicionou a Prada de tal forma que se tornou uma das marcas mais famosas no mercado de luxo. Miuccia transformou o negócio familiar, que tinha foco em bolsas e malas, e diversificou o portfólio da marca, passando a produzir peças de vestuário, sapatos e acessórios. Em 1993, fundou a marca mais desejada dos últimos tempos, a Miu Miu. Para além do mercado da moda, Miu Miu também criou a Fundação Prada, que é dedicada a fomentar a arte.
4 – Lady Diana Spencer
Se estamos falando em moda contemporânea, uma das maiores inspirações é Lady Diana Spencer, a Princesa de Gales. Lady Di tinha um estilo único quando os holofotes do mundo se voltaram para ela, a pessoa mais fotografada da história. A combinação de elegância e o casual resulta em um estilo marcante e atemporal, em uma época que não se falava em streetstyle. Muitas de suas produções continuam atuais, como o conjunto de blazer, camiseta e calça jeans. Uma verdadeira ícone fashion, Diana não é lembrada apenas pelo seu estilo, mas também pelas ações que realizou.
Essas são apenas algumas que influenciam a indústria da moda. Ser mulher é um desafio diário e a nossa luta continua!
Beijinhos e até a próxima.